Você não precisa ir muito longe para encontrar paisagens de outro planeta. A menos de 90km de Curitiba, em Ponta Grossa, fica o Parque Estadual de Vila Velha, o primeiro parque estadual criado no Paraná e um dos sítios geológicos mais impressionantes do Brasil.
Se você gosta de natureza, história e fotos incríveis, esse passeio é obrigatório. A Rota do Sol preparou um resumo do que você vai encontrar nessa viagem de 300 milhões de anos.
As 3 Grandes Atrações do Parque
O parque é imenso, mas o passeio é focado em três formações principais que deixam qualquer visitante de queixo caído:
1. Os Arenitos
São formações rochosas esculpidas pela chuva e pelo vento ao longo de milênios. A mais famosa é a Taça, cartão-postal do Paraná. Mas caminhando pelas trilhas pavimentadas (super acessíveis!), você vai encontrar o Camelo, a Bota e o que mais a sua imaginação permitir.
2. As Furnas
Imagine buracos imensos no chão, com mais de 100 metros de profundidade (o equivalente a um prédio de 30 andares!), com água no fundo. As Furnas são grandes crateras naturais cercadas por vegetação. A vista dos mirantes é de tirar o fôlego.
3. A Lagoa Dourada
Especialmente bonita nos dias de sol e no final da tarde, essa lagoa ganha esse nome porque o reflexo da luz na água e na areia do fundo cria um tom dourado único. É o lugar perfeito para relaxar e contemplar a natureza.
Vale a pena ir com guia?
O Parque Vila Velha possui uma estrutura excelente, mas ir com um passeio organizado transforma a experiência.
Além de garantir o transporte ida e volta com conforto (sem se preocupar com pedágios ou mapas), o roteiro da Rota do Sol otimiza o seu tempo para que você consiga visitar todas as atrações sem pressa. Muitas vezes, combinamos essa visita com a Colônia Witmarsum, uma charmosa colônia alemã onde você pode provar cafés e tortas deliciosas.



